BNP melhora gestão de arquivo

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
"A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) implementou um novo sistema de arquivo, que lhe permite uma melhor gestão do volume de informação gerado pela sua actividade diária.

Maria Inês Cordeiro, subdirectora da BNP, refere que «a Biblioteca Nacional de Portugal decidiu avançar com este projecto devido ao aumento da colecção digital e ao crescimento do volume de dados. Assim como pela necessidade de uma solução que abrangesse a componente de protecção e disponibilização da informação de forma segura».

Este é um projecto abrange os arquivos de curto, médio e muito longo prazo. Para que a gestão da informação fosse a mais adequada, a empresa responsável pelo projecto, a EMC, adoptou uma estratégia de Information Lifecycle Management (ILM), bem como na existência de um backup de informação e na implementação de um arquivo dinâmico.

Dois níveis de armazenamento de dados
Como explica a responsável pelo projecto «foram criadas duas grandes áreas para a salvaguarda da informação». «Há uma área de primeiro nível onde a informação é depositada e trabalhada e outra de segundo nível para o arquivo de muito longa duração, sendo a passagem da informação, depois de autenticada e validada, entre os dois níveis feita de forma dinâmica e transparente para o utilizador, sem que haja necessidade de alterações nos acessos ou configurações aplicacionais».

Sendo este um projecto de grande dimensão a sua concretização não representou, nas palavras da responsável pelo mesmo, «dificuldades», isto porque «grande parte do mesmo consistiu na migração de dados de plataformas dispersas para a nova plataforma», pelo que «a maior preocupação foi garantir que toda a informação migrada estava disponível e integrada após a migração».

Segundo Maria Inês Cordeiro «as soluções implementadas foram meticulosamente pensadas para o volume de dados gerado, actualmente na BNP», sendo que, no entanto, «todos os sistemas são escaláveis e estão pensados para crescer todos os anos, em termos de espaço».[...]"

Palestra sobre Liberdade Digital com a Secretária de Estado Hillary Clinton - 21 de Janeiro

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Information Resource Center (IRC) organiza uma palestra sobre Liberdade Digital, a ser proferida pela Secretária de Estado Hillary Clinton.


A palestra será transmitida ao vivo via Internet e o IRC disponibilizará seu espaço para quem desejar assitir.

Data e horário: Amanhã, 21 de janeiro às 12:30 (hora do Brasil)

Para acompanhar pela Internet, segue o link no qual a palestra será transmitida: https://statedept.connectsolutions.com/netfreedom

Para mais detalhes clique no link abaixo:

http://www.facebook.com/p.php?i=727600963&k=34BZY554VT6GXJFGWFYX2USUP3KDV6Y&oid=261352081235

Webchat com a Coordenadora Técnica da Biblioteca Digital Mundial

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Este webchat, a realizar dia 13 de Janeiro, irá discutir a história da Biblioteca Digital Mundial, os seus projectos em curso, parcerias com bibliotecas e arquivos estrangeiros, e o futuro da  Biblioteca Digital Mundial.

Michelle Rago é actualmente a directora do projecto da Biblioteca Digital Mundial, na Biblioteca do Congresso.

Se gostaria de participar neste webchat, visite https://statedept.connectsolutions.com/information
Não é necessário registo. Basta escolher "Enter as a Guest", escrever o seu nome e participar da discussão. são aceites perguntas e comentários com antecedência, e em qualquer momento durante o webchat.