Biblioteca Digital Mundial

sábado, 26 de dezembro de 2009

A Biblioteca Digital Mundial está disponível em http://www.wdl.org/.

International Journal of Digital Library Systems

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Descrição:
The International Journal of Digital Library Systems (IJDLS) covers the rapid acceleration of multimedia technology use in libraries across the globe. Through advanced research in multimedia storage and retrieval, this journal provides academicians, scientists, librarians, practitioners, and engineers with the latest findings and innovative technology solutions in digital library research, design, and applications.

Tabela de conteúdos:


Projecto Gutenberg disponibiliza 375 obras em português

domingo, 20 de dezembro de 2009
A biblioteca digital internacional Projecto Gutenberg disponibiliza já cerca de 375 e-books em língua portuguesa, incluindo obras de Eça de Queirós, Cesário Verde ou Camilo Castelo Branco, mas sofre de falta de voluntários.

Daquele total fazem ainda parte "algumas traduções de obras de autores estrangeiros, como Dostoiévski ou Júlio Verne", contou a coordenadora da vertente de língua portuguesa da iniciativa Voluntariado Literário (http://pagina-a-pagina.blogspot.com), à qual se deve a inclusão de livros em português no Projecto Gutenberg.
"Quando um livro é digitalizado, as páginas ficam no formato de imagem, cabendo ao computador fazer uma leitura que converta o texto outra vez em letras - é o processo de Reconhecimento Óptico de Caracteres, que comporta cerca de 10 por cento de erros técnicos que cabe aos voluntários corrigir", explicou Rita Farinha.
Para garantir a fidelidade do trabalho, cada página é revista por cinco voluntários e, no final, a versão integral da obra é validada pela coordenadora ou por outro pós-processador autorizado, de modo a assegurar "a união de todas as páginas" e a criação de um e-book, "geralmente com uma versão em texto e outra em html".
Com 255 voluntários para a língua portuguesa, "entre portugueses, brasileiros e imigrantes lusos na Holanda, Luxemburgo ou França", a média de revisores activos por mês tem sido, porém, de apenas 24 ao longo do ano, segundo Rita Farinha, o que se revela insuficiente para alcançar o objectivo de 2009: "rever 60 mil páginas".
"A meta de 2009 começa a ficar um bocadinho difícil de atingir. Apesar de eu já ter baixo a fasquia face a 2008, em que o objectivo era concluir 90 mil páginas, este ano houve nova redução no número de páginas feitas, pelo que talvez tenha de voltar a rever a meta para 2010", admitiu a coordenadora, confrontada com o facto de, no início de Dezembro, faltarem cerca de 19 mil páginas para o cumprimento do objectivo.
Segundo a responsável, que tem 28 anos e é consultora informática em Lisboa, o tempo investido na revisão pode ir de menos de um mês a mais de um ano, sendo o Projecto Dicionário ilustrativo do esforço de longo prazo.
"Composto por 57 partes e fruto de mais de quatro anos de trabalho, o Dicionário, datado de 1913 e composto por dois volumes, está a ser apresentado em http://dicionario-aberto.net, onde todos os dias são adicionadas quatro novas colunas revistas. Só quando estiver completo passa a integrar o Projecto Gutenberg", contou.
A Biblioteca Nacional é a principal entidade a facultar obras ao Voluntariado Literário, nomeadamente via Biblioteca Nacional Digital, mas a iniciativa tem ainda parcerias com a Biblioteca Gálica, em França, e as bibliotecas da Universidade de Toronto, no Canadá.
O volume III dos "Opúsculos" de Alexandre Herculano é a mais recente obra da colecção em língua portuguesa no Projecto Gutenberg (www.gutenberg.org), onde é possível consultar tops dos livros mais descarregados.
Assim, na terça-feira, a lista de livros em língua portuguesa com mais downloads era liderada por "Noções elementares de archeologia", de Joaquim Silva (descarregado 63 vezes), enquanto "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós, e "Os Lusíadas", de Luís de Camões, ocupavam a nona e a décima terceira posições, respectivamente.
Na mesma data, haviam sido realizados 458 downloads de e-books em português e 104.443 downloads totais, ou seja, incidindo sobre o acervo global do Projecto Gutenberg, que tem mais de 30 mil livros electrónicos.

Revista ACB - Vol. 14, No 2 (2009)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Sumário
http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/issue/view/41

Editorial
--------
Bibliotecário: contexto de mudança e  inovação necessária (353-354)
  Marli Dias de Souza Pinto


Artigos
--------
Leitura: aspectos educacionais   Reading: education aspect (355-371)
  Karla Schmiegelow

A prática de ação cultural em bibliotecas  The practice of cultural action in libraries (372-381)
  Anelise Jesus Silva Rosa


Relato de pesquisa
--------
Abordagem ergonômica do ambiente de trabalho na percepção dos trabalhadores: estudo de caso em biblioteca universitária  Approach ergonomics of the environment of work in the perception of the workers: case study in university library (382-406)
Andrea Aparecida Silva,   Elaine Rosangela de Oliveira Lucas

A criatividade nas unidades de informação   The creativity in units of information (407-428)
Paulo de Castro Gonçalves,  Nicole Patricia Silva

Comutação bibliográfica e as novas tecnologias de comunicação e informação: uma convivência pacífica?  Switching literature and new technologies of communication and information: a pacific coexistence?
(429-450) Lívia Renata Santos,  Nivaldo Oliveira, Marina Cajaíba da Silva

Organização da informação em portais de bibliotecas universitárias
Organization of the information in portals of university libraires (451-467)
  Fabiana Benine,  Mariângela Pisoni Zanaga

Arquivista empreendedor  Archivist entrepreneur (468-481)
  Eliana Maria dos Santos Bahia,        Eva Maria Seitz


Relato de experiência
--------
Oficina  na biblioteca: um dia de bibliotecário Workshop in the library:
one day of librarian (482-492)
  Raquel Pacheco

Rede Pergamum: história, evolução e perspectivas  The Pergamum network:
history, evolution and perspectives (493-512)Heloisa Helena Anzolin

Pela preservação da memória documental como uma garantia do acesso à  informação, à memória e à cidadania  The preservation of documental  memory in order to guarantee the access to information, memory and  citizenship (513-530)
Mariza Inês da Silva Pinheiro, Edileusa Regina Pena da Silva,   Alexandre Oliveira de Meira Gusmão,       Sandra Monteiro de Barros Santos, Valquíria Chaves Barbieri


Resenhas de livros/mídia
--------
O Leitor  The Lector - Book Review (531-534)
  Maria de Jesus Nascimento

A escolha do formato digital: resenha  The digital format choice - book
review (535-536)
  Ursula Blattmann

Revista DataGramaZero (Dez. de 2009)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
o DataGramaZero de dezembro de 2009 que os seguintes artigos:


1 - O Bibliotecário 2.0 e a Emergência de Novos Perfis Profissionais
por Brasilina Passarelli
     
Resumo
: A pesquisa original contempla o estado  das redes sociais e das novas formas de aprender e produzir conhecimento complementada pelo mapeamento das novas competências necessárias ao bibliotecário para atuar neste contexto. A pesquisa de campo compreende o mapeamento das grades curriculares da graduação em biblioteconomia.

2 -  O funcionamento discursivo das nuvens de tags na rede eletrônica: sentidos sobre Capitolina
por Vivian Lemes Moreira e Lucília Maria Sousa Romão

Resumo : Partindo do pressuposto de que a rede eletrônica é composta por diversas vozes formando um grande arquivo esse trabalho tem como intento analisar, à luz da Análise do Discurso de filiação francesa, o funcionamento discursivo da nuvem de etiquetas do campo textual que aparece em algumas páginas eletrônicas.

3 -  Classificação Social da Informação na Web: Tecnologia, Informação e Gente
por Alessandra Galdo e Angel Freddy Godoy Viera e Rosângela Schwarz Rodrigues

Resumo : Analisa as razões que levam o usuário de informação a colaborar livre e espontaneamente na classificação social da informação ou folksonomias e a utilizá-las para navegar por informações na Web. Faz-se uma reflexão a respeito dos desafios que a Internet traz à classificação e recuperação da informação.

4 - Metadados e Web Semântica para estruturação da Web 2.0 e Web 3.0
por Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos e Rachel Cristina Vesú Alves

Resumo : O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vem ocasionando uma evolução na Web e várias ferramentas e metodologias foram sendo desenvolvidas na tentativa de solucionar os problemas de busca e recuperação das informações em novos ambientes informacionais.

5 - O pós-moderno e a organização do conhecimento no ciberespaço: agenciamentos maquínicos
por Silvana Drumond Monteiro e Joel Gomes de Abreu

Resumo:   O artigo elege e apresenta algumas categorias da organização do conhecimento, presentes no período pós-moderno e moderno, como base para discussão: imagem do conhecimento, modos de ser, linguagem, paradigma semiótico, suporte, representação e ontologias.

6 - Informação e construção de conhecimento no horizonte museológico
por Daniel M. V. Souza

Resumo:   Neste artigo existe a intenção de analisar as múltiplas posturas teóricas e abordagens práticas nas quais se encontram envolvidas as ações de informação em museus. A importância, muitas vezes negligenciada, de não enfatizar procedimentos essenciais que permitem uma efetiva ação de inserção social.

Poster científico: Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


Desenvolvemos um poster científico com a explanação das ferramentas utilizadas pelo grupo no blogue dinamizado no Blogger. Pretendemos com este trabalho mostrar todo o trabalho desenvolvido pelo grupo no que respeita à temática de Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web.
Optámos por colocar os símbolos do Blogger e do Twitter porque foram as ferramentas principais utilizadas. O globo representa a aldeia global em que estamos inseridos e toda a sociedade Web 2.0. Abordámos também a Web 2.0 devido ao facto de utilizarmos ferramentas desta geração. Colocámos ainda o Snapshot do blogue elaborado já que foi uma das ferramentas utilizadas para difundir o mesmo.
Na parte inferior do poster, fazemos referência ao tema que dinamizámos no blogue: "Planeamento e Gestão de Bibliotecas Digitais".


Evento IFLA: apresentações


Em associação com a Feira do Livro de Frankfurt, a  IFLA, a IFRRO, a OMPI, a IPA  e a EWC do Parlamento Europeu, organizaram uma conferência de um dia sobre "Enhancing the culture of reading and books in the digital age"que decorreu a 13 de Outubro de 2009.

As apresentações e slides do PowerPoint do evento já estão disponíveis no site da IFLA:


O evento foi um exercício valioso em cooperação entre os parceiros da organização, com uma viva discussão sobre os actuais quadros legais, licenças de tecnologias emergentes e as medidas de protecção tecnológica, digitalização e a promoção da leitura e acesso ao conhecimento.

Apresentação

domingo, 6 de dezembro de 2009

Centro de Estudos e História do Atlântico (CEHA)

O presidente do Centro de Estudos e História do Atlântico (CEHA), Alberto Vieira, anunciou ontem a criação de uma “Biblioteca Digital de Autores Madeirenses” em 2010. A aposta no suporte digital para a edição de publicações literárias, segundo o responsável, trará vantagens para os autores e leitores. «Além de contribuir para a preservação do Ambiente, o novo espaço permitirá um acesso mais rápido aos livros é muito mais rentável em termos de custos (com a edição). A biblioteca online contemplará obras de investigação (teses de mestrado e de doutoramento), ensaios e biografias dos autores. Este ano, disse Alberto Vieira, foram já editados oito livros em suporte digital. Quatro deles foram apresentados ontem, no CEHA, num evento que contou com a presença do secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes. As novas publicações resultam de teses de doutoramento e de mestrado relacionadas com a História e a Cultura. “A Madeira na Primeira Metade de Setecentos”, de Eduarda M.S. Gomes Petit, “ A Talha e a Pintura Rococó no Arquipélago da Madeira” (1760 -1820), de Paulo Ladeira, “O Romance Histórico e José de Alencar”, de Luísa Marinho Antunes, e “A Gloriosa Família de Pepetela”, de Lina M. Camacho Pestana, são os novos volumes que irão integrar a futura biblioteca do CEHA. De lembrar que está patente ao público, no interior do CHEA, uma exposição intitulada “Artes do Fogo I” - Da Colecção de Agostinho Vasconcelos, composta por peças antigas de cerâmica como púcaro, potes ou alguidares. Valorizar o património material móvel da Região, que tem como matéria-prima, o barro ou argila, é o objectivo desta apresentação.

Digital Libraries of the Future

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Bibliotecas Digitais do Futuro

Que tal imprimir livros esgotados?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Graças a um acordo firmando , os livros da biblioteca digital armazenados ao longo dos últimos cinco anos pela Google poderão agora reaparecer impressos no mundo físico. Pelo acordo, a Google abriu parte de seu índice de obras ao inventor da "Espresso Book Machine", uma impressora de alta velocidade, capaz de produzir um livro com cerca de 300 páginas e capa rústica em quatro cores em menos de quatro minutos. Ela imprime 105 páginas P&B por minuto ou 35 coloridas no mesmo tempo.
O Google Books (books.google.com) já vinha oferecendo online mais de 1,5 milhões de livros que já estão em domínio público.
Por enquanto, o novo serviço está disponível apenas nos EUA mas aos poucos se espalhará por livrarias e bibliotecas no mundo inteiro, obviamente mediante pagamento. De qualquer maneira, trata-se quase de uma bênção para os usuários mais tradicionalistas que ainda preferem livros convencionais, em vez de ler numa tela de computador ou um leitor de e-books, como o Kindle, da Amazon, ou o Sony Reader.
A EBM já funciona há vários anos, mas só agora, em sua versão 2.0, será usada em grandes volumes de serviço, com a possibilidade de imprimir as versões escaneadas de algumas das grandes obras da história da literatura, oriundas das maiores bibliotecas do mundo.
A empresa On Demand Books (ondemandbooks.com), dona da impressora veloz, poderá ter acesso a um acervo ainda maior, caso a Google consiga obter a aprovação judicial que anda pelejando por intermédio de uma ação coletiva que lhe daria direito a vender livros esgotados.
Segundo Jennie Johnson, porta-voz da Google, o público poderá conseguir a cópia impressa de um livro mesmo que só existam um ou dois exemplares dele em alguma biblioteca dos Estados Unidos, ou mesmo caso ele não mais esteja disponível em absoluto.
Segundo reportagem em vídeo da CNN (3a9vf.tk), a EBM custa US$ 175 mil, mas seu custo se amortizaria em pouco tempo, dada a demanda de serviço. Está disponível no YouTube um vídeo (5mwhl.tk) em inglês em que Brandon Badger, gerente da Google Books, e Dane Neller, CEO da On Demand Books, falam sobre a Espresso Book Machine.

Biblioteca Digital Mundial: tesouros do mundo online




A World Digital Library (Biblioteca Digital Mundial) foi lançada oficialmente a 15 de Julho e veio trazer para a internet, num único site, milhares de documentos de todo o mundo com acesso livre, gratuito e em várias línguas. Estes materiais incluem manuscritos, mapas, livros raros, pautas musicais, gravações de som, vídeo, fotografias e desenhos, entre outras obras de significado cultural. O objectivo, segundo os responsáveis, é "promover o conhecimento e a compreensão inter-culturais, disponibilizar recursos educativos, desenvolver o conteúdo de internet para além da língua inglesa e do mundo ocidental, e contribuir para a investigação." Entre os tesouros que vão estar disponíveis online encontram-se estelas da Biblioteca Nacional da China; manuscritos científicos árabes (Egipto); as primeiras fotografias da América Latina (Brasil); o Codex Gigas, ou Bíblia do Diabo (o maior manuscrito medieval do mundo, hoje na Biblioteca da Suécia); e obras de caligrafia árabe, persa e turca. O projecto é uma iniciativa da UNESCO e da Biblioteca do Congresso dos EUA. Em 2005, James H. Billington, director desta última instituição, propôs a criação de uma Biblioteca Digital Mundial numa intervenção perante a UNESCO. O projecto tomou forma com a participação de 32 bibliotecas e arquivos de todo o mundo - e com a assinalável ausência da maioria dos países europeus, à excepção da França, Suécia, Sérvia e Eslovénia. A Europa, por seu lado, tinha apresentado a 20 de Novembro de 2008 a sua própria biblioteca digital, a Europeana, projecto em que alinharam muitos dos países europeus, incluindo Portugal (representado pelas colecções digitais da Torre do Tombo, da Biblioteca Nacional, da Universidade do Porto e da Biblioteca de Arte da Fundação Gulbenkian). Na World Digital Library, a cultura em língua portuguesa encontra-se representada pela Biblioteca Nacional do Brasil. Será a terceira maior biblioteca digital, atrás do Google Book Search e da Europeana, e vai estar acessível em sete línguas - português, francês, árabe, chinês, espanhol, inglês e russo. O lançamento oficial do projecto tem lugar em Paris.Veja a entrevista com Abdul Waheed Khan, Director-Geral Adjunto para a Comunicação e Informação da UNESCO, sobre a World Digital Library (em inglês).

Biblioteca Digital

Conferências / eventos internacionais 1.º trimestre 2010


Janeiro 2010
Dia 15-19
ALA 2010 - The ALA 2010 Midwinter Meeting - Boston, Massachusetts
Fevereiro 2010
Dias 1-3
ER&L 2010 - Electronic Resources & Libraries 2010 (ER&L) - Austin, Texas
Dias 1-5
Digital Futures Academy 2010 - Digital Futures: from digitization to delivery - Sydney, Australia
Dia 7
CSCW2010CIS - 2nd Workshop on Collaborative Information Seeking - Savannah, Georgia
Dias 23-26
ICDL 2010 - International Conference on Digital Libraries (ICDL) - New Delhi, India
 Março 2010
Dias 17-18
LibTech 2010 - Library Technology Conference 2010 - St. Paul, Minnesota
Dias 18-20
CORIA 2010 + CIFED 2010 - Sousse, Tunisia
  • Conférence en Recherche d'Information et Applications (CORIA)
  • Colloque International Francophone sur l'Ecrit et le Document (CIFED)
Dia 28
CIRSE 2010 - The 2nd International Workshop on Contextual Information Access, Seeking and Retrieval Evaluation - Milton Keynes, UK
Dia 28
IAPMA 2010 - Information Access for Personal Media Archives Workshop - Milton Keynes, UK
Dias 28-31
ECIR 2010 - 32nd European Conference on Information Retrieval - Milton Keynes, UK

Biblioteca de Pessoa disponível na Net em Janeiro - Artes - DN

terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Biblioteca de Pessoa disponível na Net em Janeiro - Artes - DN


"Várias iniciativas assinalam os 75 anos que hoje se completam sobre a publicação da 'Mensagem', único livro de poemas em português publicado em vida de Fernando Pessoa, que escolheu simbolicamente o dia 1 de Dezembro.


Em Janeiro vai ser disponibilizada a biblioteca pessoal de Fernando Pessoa no site da casa-museu do escritor. A promessa é de Inês Pedrosa, directora do espaço, e surge depois de já terem sido adiantadas outras datas para a colocação on-line dos livros lidos, manuseados e anotados do autor português mais conhecido internacionalmente[...]"

Conferências / eventos internacionais (Dezembro 2009)

Dia 1-2
DADH 2009 - International conference of Digital Archives and Digital Humanities - Taipei, Taiwan
http://www.digital.ntu.edu.tw/DADH/indexEN.php

Dia 2-4
DCC 2009 - 5th International Digital Curation Conference "Moving to Multi-Scale Science: Managing Complexity and Diversity" - London, UK
http://www.dcc.ac.uk/events/dcc-2009/

Dia 3-4
ICKM 2009 - 6th International Conference on Knowledge Management - Hong Kong, China
http://www.ickm2009.org/

Dia 4 a 12
International Joint Conferences on Computer, Information, and Systems Sciences, and Engineering (CISSE 09) This is a virtual conference
http://cisse2009online.org/

Dias 7- 9
UK e-Science AHM 2009 - UK e-Science All Hands Meeting: Past, Present and Future - Oxford, UK
http://www.allhands.org.uk/

IEEE e-Science 2009 - 5th IEEE International Conference on e-Science - Oxford, UK
http://www.oerc.ox.ac.uk/ieee

Dias 14-18
SDC Workshop 2009 - 5 Day Workshop on Design and Development of Digital Libraries Using Open Source Software - Mumbai, India
http://library.tiss.edu/sdcworkshop/

Dias 15-16
CULTURAL HERITAGE on line - CULTURAL HERITAGE on line. Empowering users: an active role for user communities - Florence, Italy
http://www.rinascimento-digitale.it/conference2009.phtml